Páginas

30/07/2012

PLACAR VIRANDO: Ricardo ganha mais um aliado para aprovar empréstimo


O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN) lançou nota nesta segunda-feira (30) anunciando que vai votar favorável ao pedido de autorização feito pelo Estado para ser avalista em um empréstimo para Cagepa, no valor de R$ 150 milhões. Na carta, o oposicionista dá asjustificativas que o fizeram esquecer as divergências políticas e ficar do lado do Governo.

Recentemente, Toinho do Sopão se declarou oposição ao Governo, porém afirmou que o voto no projeto tem apenas um objetivo: fazer com que a Cagepa volte a ter viabilidade financeira.

Apesar do aceno "amigável", Toinho não aliviou: avisou que vai pressionar a cúpula do órgão a cobrar as dívidas de seus clientes. "Junto com meu voto, estou apresentando um requerimento, solicitando que a CAGEPA envie um documento à Assembléia Legislativa, com plano de cobrança detalhado, a curto, a médio e a longo prazo, para ser executado em relação a cobrança das dívidas que a empresa tem a receber." .

Veja nota na íntegra

Não é segredo para ninguém, as dificuldades que a CAGEPA vem enfrentando nos últimos anos. Devido a um grande endividamento, que além de ser maléfico para as finanças da empresa, vem prejudicando sensivelmente a qualidade do serviço ofertado a população. A empresa amarga o peso das dívidas que se acumularam ao longo dos anos, e a atual gestão encontrou uma saída para tirar a empresa do vermelho, que é o empréstimo de R$ 150 milhões de reais.

Diante desse cenário, declaro desde já que votarei favorável do pedido feito pelo governo do estado para ser avalista na contratação do empréstimo de R$ 150 milhões para a CAGEPA junto a Caixa Econômica Federal. Pois a meu ver essa é atualmente a forma mais viável de sanar as dívidas da companhia, desde que os valores sejam bem empregados no saneamento e na expansão do serviço e na operacionalidade da empresa.

Creio que com esse empréstimo, a Cagepa irá poder respirar financeiramente para investir na melhoria dos serviços prestados a população. Eu voto a favor desse empréstimo, por entender que estou ajudando a população paraibana a ter um serviço de melhor qualidade. 

 Por tanto, estarei vigilante quanto a isso. Da forma que estou dando esse crédito à Cagepa,também estou disposto a ocupar a tribuna da Assembléia para dizer que me decepcionei,caso esse empréstimo não traga os resultados prometidos pela direção da empresa.

Junto com meu voto, estou apresentando um requerimento, solicitando que a CAGEPA envie um documento à Assembléia Legislativa, com plano de cobrança detalhado, a curto, a médio e a longo prazo, para ser executado em relação a cobrança das dívidas que a empresa tem a receber. 

Esse plano tem que trazer detalhamento sobre cobranças, formas de negociação e incentivos para que os devedores se interessem em liquidar suas dívidas. Não estou defendendo que a Cagepa coloque a faca no pescoço de quem deve. Estou sugerindo que as dívidas sejam cobradas, mas que haja incentivos financeiros e com prazos para que os devedores possam negociar a curto, a médio e a longo prazo.

Dessa forma, creio que a empresa poderá caminhar com mais tranqüilidade. Uma vez que terá o empréstimo e a entrada do dinheiro dos devedores, que é uma quantia milionária.

O principal motivo do meu voto a favor do empréstimo é por evidenciar que a população do Estado da Paraíba não suporta mais as falhas ocorridas com frequência no fornecimento de água. Creio que essas falhas sejam oriundas do grande endividamento e da eminente situação de falência financeira que se encontra a CAGEPA. 

Portanto, em nome da salvação da Cagepa e por um serviço melhor para a população voto a favor do empréstimo, com as ressalvas citadas anteriormente. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário